O que é e como funciona uma TaxTech

BMS Consultoria Tributária

Compartilhe esse artigo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Quem está no comando financeiro de uma empresa ou prestes a abrir um novo negócio já sabe: o controle das obrigações fiscais tributárias é indispensável, não importa o negócio que tenha ou mercado que atue.

Além de ser inevitável, também é considerado um dos processos mais complexos e difíceis quando falamos da gestão e organização financeira de uma empresa.

Qualquer tipo de erro ou equívoco no pagamento de tributos pode acarretar em graves consequências, como multas de atraso ou até mesmo ter que responder criminalmente perante os órgãos fiscais da Receita.

Em nosso último artigo, abordamos o que é o planejamento tributário, como desenvolvê-lo e sua importância. Mas o que fazer quando até o planejamento tributário é um processo complicado que demanda tempo demais do seu time? 

É aí que entra o trabalho de uma TaxTech.

O que é uma TaxTech

O termo vem do inglês: tax significa imposto e tech vem de tecnologia. Portanto,  TaxTech descreve empresas que têm como objetivo oferecer soluções e inovações tecnológicas para impulsionar o setor tributário.

As TaxTech surgiram para amparar e facilitar o trabalho de gestores que precisam lidar com o controle financeiro e a gestão de pagamento de tributos. 

Além disso, por terem um conhecimento extenso da área tributária e estarem por dentro de todas suas especificidades, conseguem apresentar eventuais economias fiscais em diferentes tipos de negócios.

O que faz uma TaxTech

Como mencionado anteriormente, o papel principal de uma TaxTech é amparar – da maneira mais eficiente, ágil e detalhada possível – seus clientes na gestão fiscal de seus negócios.

No auxílio do gerenciamento de pagamentos tributários, o foco principal é:

  • Eliminar erros na apuração dos impostos
  • Evitar multas por atraso nos pagamentos
  • Impedir que haja sonegação de impostos

Com a implementação de soluções tecnológicas desenvolvidas especialmente para determinado processo tributário, ou até mesmo para um cliente em específico, as TaxTech acabam implementando uma verdadeira transformação digital tributária. Automatizando processos que antes eram feitos de forma lenta e manual, além de reduzir erros da operação humana.

Qual a importância de uma TaxTech para sua empresa

As tecnologias que promovem a transformação digital oferecem vantagens decisivas na gestão e operação das empresas, por exemplo:

  • Uso de dados para tomar decisões importantes
  • Domínio avançado sobre os processos empresariais
  • Redução de custos a partir da otimização de recursos
  • Aumento na produtividade por meio de automatizações

Com as soluções e recursos oferecidos por uma TaxTech, não seria diferente! A ideia é que com o uso de tecnologias de negócio aplicadas ao setor tributário, o trabalho nessa área se torna mais ágil e assertivo.

Além disso, uma TaxTech é capaz de desenvolver soluções personalizadas para cada negócio. Dessa forma, é possível atender dores ou gargalos operacionais específicos à sua empresa, considerando fatores intrínsecos ao seu negócio, por exemplo:

  • Regime de tributação
  • Porte da empresa
  • Ramo de atuação
  • Área de atendimento

Dentre outros.

Assim, a Taxa Tech é uma parceria essencial para simplificar a burocracia que toda empresa deve cumprir. Através do desenvolvimento e implantação de plataformas, sistemas e ferramentas que auxiliam na gestão e pagamento de tributos, incluindo as obrigações acessórias.

O que esperar de uma TaxTech

Como já falamos aqui nesse artigo, a TaxTech tem a grande missão de levar a transformação digital ao setor tributário das empresas. Mas os benefícios vão muito além de simplificar processos e o operacional das empresas.

Isso porque a TaxTech vem para gerar benefícios estratégicos e competitivos para o seu negócio! Portanto, ela é uma forte aliada para ajudar sua empresa a crescer de forma estruturada, organizada e escalável, no que tocante à tributação.

E é exatamente isso o que você deve esperar em relação à performance de uma TaxTech! Ela deve ajudar as empresas a otimizarem o planejamento tributário completo, para que:

  1. Os tributos sejam pagos na medida. Dessa forma, custos desnecessários são evitados, otimizando o caixa da empresa.
  2. Tributos pagos a maior sejam recuperados. Dessa forma, caso a empresa tenha feito pagamento de tributos indevidos, é possível recuperar.
  3. Tributos pagos a menor sejam evitados. Dessa forma, a empresa evita penalizações e multas do governo.

Com o suporte de uma TaxTech, portanto, sua organização estará mais preparada para acionar o crescimento, simplificando a burocracia que as empresas devem cumprir.

“Mas quando devo recorrer a uma TaxTech?”

Se você está planejando expandir seus negócios, lançar novos produtos, atender estados que ainda não atende ou, até mesmo, evoluir seu regime de tributação. Estes são alguns dos principais casos onde a TaxTech pode (e deve) ser acionada para acelerar o setor de tributos de um negócio.

Benefícios oferecidos por uma TaxTech

O universo tecnológico veio para facilitar a vida da sociedade como um todo. Seria ingênuo  pensar que o mercado se limitaria nesse quesito. O mundo comercial de capital foi um que soube explorar essas benesses a favor do seu meio de sustento.

Nesse contexto, as TaxTechs possibilitaram que diversas organizações usufruíssem do poder da tecnologia para:

  • Simplificar processos
  • Diminuir de erros
  • Prevenir-se de multas e processos
  • Agilizar o cumprimento das obrigações fiscais

O Brasil, hoje, possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, e diante da necessidade devido à complexidade do sistema, o país também é exemplo de inovação em termos de digitalização de processos fiscais. 

A Tax Tech auxilia na realização da adaptação dados fiscais para o universo digital de forma eficiente, trazendo soluções que buscam ótimos resultados e diminuem as chances de erros, que podem comprometer a empresa.

A TaxTech chegou para acelerar seu setor tributário

Apesar de ser um conceito novo no Brasil, a oportunidade de contar com uma TaxTech para auxiliar a sua empresa, mostra como os dados estão sendo mais assertivos e eficazes, ao trazermos soluções práticas e usuais para nossos negócios.

A tributação passa a dissociar-se do conceito de que a complexidade do sistema pode prejudicar as empresas, quando utiliza-se a tecnologia e os dados a favor dos negócios.

A minimização de erros, assim como a forma pela qual a burocracia é imposta no meio tributário, torna mais fácil e mais vantajoso ao dono de empresas tirar proveito dos recursos de uma TaxTech. A transformação digital de fato chegou ao setor tributário!

E são nessas inovações, pensando em trazer soluções tributárias para o seu negócio, que a BMS se posiciona como uma TaxTech.

BMS: a TaxTech humanizada para atender o seu negócio

Com profissionais de ampla experiência no sistema tributário brasileiro, em conjunto com uma equipe técnica especialista, a BMS entrega soluções tributárias personalizadas para seus clientes.

Além disso, para estimular a inovação, criamos o InfoLab BMS. Um laboratório feito para criar ideias e gerar novas tecnologias tributárias. Assim, trabalhamos de forma colaborativa para criar soluções que ajudem a melhorar o desempenho dos nossos clientes e solucionar seus gargalos operacionais.

Quer implementar esse tipo de avanço tecnológico no seu setor tributário? Então fale com um de nossos especialistas. Temos soluções que vão ajudar sua empresa a extrair valor dos seus tributos e ganhar mais fôlego financeiro.

Artigos relacionados

Receba conteúdo estratégico sobre tributação e tecnologias na gestão de pessoas.